Você conversa sobre dinheiro com o seu filho? Leva-o para fazer compras com você? Sabe o que é educação financeira? Pois bem, essas são questões muito importantes que devemos ensinar aos nossos filhos! A criança, desde cedo, deve entender a importância do dinheiro em nossas vidas. Além disso, é fundamental que ela aprenda a economizar também! Devemos saber gastar o nosso dinheiro.

Para falar sobre o assunto, conversei com a Renata Davite Fernandino, do Finanças.com.crianças, que explicou tudo o que é importante trabalharmos com nossos filhos desde pequenos.

Confiram!

CANAL INFANTIL – O QUE É EDUCAÇÃO FINANCEIRA?

RENATA – Costumo dizer que a educação financeira é o ensino/aprendizagem sobre o dinheiro, as finanças, a economia e o mercado financeiro, que tem como objetivo levar até as pessoas conceitos da área de finanças para que elas possam construir um melhor conhecimento e principalmente um melhor relacionamento com o dinheiro, passando a agir com maturidade sobre as oportunidades e riscos que o mesmo apresenta.

CANAL INFANTIL – POR QUE É IMPORTANTE FALAR SOBRE DINHEIRO COM AS CRIANÇAS?

RENATA – A criança aprende sempre, através da observação, de brincadeiras e vivências. Mesmo que nada seja ensinado a ela sobre o dinheiro, ela vai aprender.

No Brasil temos hoje uma grande parte da população endividada. A educação financeira, iniciada na infância, pode auxiliar em uma mudança de mentalidade e atitudes perante o dinheiro, para que essa situação não continue se repetindo em nosso país e para que nossas crianças tenham uma visão melhor e mais madura sobre finanças.

CANAL INFANTIL – A PARTIR DE QUAL IDADE OS PAIS JÁ PODEM INTRODUZIR A EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM CASA?

RENATA – Mesmo com crianças ainda pequenas, de 3 anos por exemplo, já podemos começar a introduzir a noção de troca. Ou seja, ela começa a entender que para ganhar algo, seus pais dão alguma coisa em troca daquilo que ela quer. Esse já é um começo, mesmo que ela ainda não entenda os valores.

Pode não parecer, mas dar limites e ajudar a criança a controlar sua ansiedade e saber esperar também ajuda a educá-la financeiramente.

De acordo com a maturidade da criança para o tema, vamos aprimorando o aprendizado.

CANAL INFANTIL – QUAL A MELHOR FORMA DE SE FALAR SOBRE DINHEIRO COM OS FILHOS?

RENATA – O ideal é deixar que essa comunicação aconteça naturalmente. Sugiro que aproveitem as situações do dia a dia e insiram o conteúdo, porém, sempre atentos pois estamos lidando com crianças e temos que levar em conta a maturidade de cada uma para o assunto.

Por exemplo, ao irem a uma loja podem pedir a criança para entregar o dinheiro ao caixa e verificar se teve troco ou não.

CANAL INFANTIL – É IMPORTANTE DAR MESADA PARA OS FILHOS?

RENATA – A mesada é um instrumento muito importante e que pode ajudar a criança no amadurecimento em relação a sua forma de lidar com o dinheiro.

Com a mesada, estamos ensinado várias coisas :

– Ela aprende a fazer escolhas de acordo com suas prioridades

– Aprende a esperar, ou seja, a controlar a ansiedade

–  Aprende que o dinheiro é finito. Não é eu quero = eu tenho. Tem que se organizar pra ter dinheiro.

– Aprende que tem que ter equilíbrio entre poupar e consumir

No meu canal do youtube, tem uma historinha chamada Passeio na Feirinha de artesanato que fala sobre isso.

CANAL INFANTIL – COM QUE IDADE A CRIANÇA DEVE COMEÇAR A RECEBER A MESADA?

RENATA – Eu comecei a dar mesada para meus filhos quando eles tinham 3 para 4 anos.

Até os 5 anos, dou a mesada, para que eles comecem a ter o cuidado com o dinheiro. A partir dos 6 anos, passo a dar a semanada, pois nessa idade eles tem uma maior maturidade e ao mesmo tempo fica mais fácil cuidar do dinheiro em um prazo menor do que o de um mês.

Acho importante também dividir o dinheiro em médio, curto e longo prazo (no longo prazo introduzo a ideia de investimento).

CANAL INFANTIL – E COMO ESTIPULAR O VALOR DA MESADA?

RENATA – O valor estipulado depende muito de cada família, do quanto cada um pode ou quer dar ao filho. Muitos estudos dizem que o valor deve ser 1 real para um ano de vida da criança.

Aqui em casa eu não faço assim. Comecei dando R$ 2,00 e agora aumentei para R$ 3,00 pois gosto que minha filha siga a lógica dos 3 cofrinhos. (Historia no meu canal do youtube – um para gastos a curto prazo, um para médio prazo e um para longo prazo).

Isso ajuda as crianças a entenderem que no futuro elas precisarão ter o equilíbrio entre gastar e poupar, mas também a saber que precisam diversificar seus investimentos e estabelecer metas de curto médio e longo prazo. E isso é algo que a maioria dos adultos tem muita dificuldade.

Não sabemos investir, colocamos tudo em um tipo de investimento só.

Dica importante : A mesada/ semanada deve ser vinculada a recompensa ou punição por bom ou mal comportamento?

Não. A mesada é um valor fixo, deve ser definida junto a criança e só sera alterada com o amadurecimento da mesma em relação ao dinheiro.

Não tem nada a ver com mérito no caso de boas notas e nem com punição no caso contrário e nem com tarefas domésticas. Ela é um instrumento para aprendizado.

Agora, papais e mamães, é só começarem a cuidar da educação financeira em casa! O que seu filho aprende na infância, ele leva para toda a vida!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial