Vamos falar sobre brincadeiras, histórias e muita alegria? Conversei com a Michele Muniz que é atriz, apresentadora, contadora de histórias, mãe, e ela deu várias dicas legais para os pais brincarem mais com os filhos.

Confiram a entrevista e vejam como é possível fazer várias coisa e ainda ter tempo de qualidade para as crianças.

CANAL INFANTIL – Você é atriz, apresentadora, contadora de histórias, mãe… Como é ser tudo isso?

MICHELE MUNIZ – É intenso (risos)! E muito prazeroso também! Às vezes nem eu consigo mensurar a quantidade de coisas que vamos sendo e fazendo. Mas acredito que isso só tem a ver com nossas escolhas. Ser atriz foi um grande sonho que realizei, além de me formar na profissão, percorri diversas cidades do Brasil com minha arte, por meio do teatro, principalmente com peças autorais e em SP, fiquei em cartaz com comédias e sempre temas que quis muito fazer! Tenho uma vasta experiência em fazer arte para crianças, foram anos estudando e trabalhando nesse universo que me trouxe sempre muitas alegrias! Atualmente sigo com contações de histórias para os pequenos e estou muito feliz com esse trabalho.

CANAL INFANTIL – Você conta histórias. Qual a importância das histórias na vida das crianças?

MICHELE MUNIZ – É fundamental que possamos estimular o lúdico e a imaginação em nossas crianças. Desenvolver a capacidade de acreditar e de criar o mundo que elas quiserem para que possam, de forma evolutiva, compreender as múltiplas e infinitas possibilidades. Atualmente andamos presos à tela e à internet, que tem seu lado positivo, mas impacta diretamente no imaginativo, improviso e criação dos nossos pequenos.

CANAL INFANTIL – Em tempos de isolamento, as histórias e as brincadeiras podem ser formas de amenizar o sofrimento das crianças?

MICHELE MUNIZ – Com toda a certeza! Uma caneta que pode virar um foguete, um acampamento na sala à espera de soldados. Uma batalha de dança para um show de talentos, uma brincadeira de “eu começo a história e você continua”. Essas são algumas possibilidades de contar histórias e brincar com as crianças que possuem riquíssimos elementos criativos e que, não só amenizam o tempo em casa, mas estimulam e ajudam diretamente as conexões, repertórios, comportamentos, criatividade e imaginação.

CANAL INFANTIL – Como os pais podem criar brincadeiras com os filhos?

MICHELE MUNIZ – Acima dei vários exemplos de brincadeiras que partem de uma história. Eu sempre falo que se quisermos entender e ajudar nossas crianças, devemos lembrar que fomos crianças um dia e, além das atenções e cuidados essenciais, crianças gostam e precisam de brincar. Se nós, adultos, colocarmos nossas crianças internas para brincar com elas, estaremos criando fortes vínculos afetivos e ajudando no desenvolvimento criativo dos pequenos. Não são necessárias muitas horas, com boa vontade conseguimos dar, em pouco tempo, o estímulo para que elas mesmos possam brincar.

Uma dica que tem funcionado bem na minha casa: conto histórias toda noite para Pietra dormir. Agora resolvi contar uma única história mas em série (risos). Então, toda noite ela sabe um pouco da história e aguarda com muita expectativa a continuidade; além de eu deixar muito livre que ela participe da história e conte coisas do que ela imagina que possa ser o caminho de cada personagem.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

MICHELE MUNIZ – Sejamos amigos de nossos filhos. Sejamos de verdade, sinceros e que nunca economizemos no nosso afeto! Nos dias difíceis, que contamos até mil (risos), que possam vir em nossos pensamentos que estamos fazendo o melhor de nós mesmos e estamos no caminho certo!

Foto: Jaime Leme

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial