Hoje quero trazer uma dica de livro muito especial: “Na ponta de meus dedos”, da Saberes e Letras (Editora Paulinas). Sabe aquele livro que emociona e te faz viajar por um mundo de reflexões? Pois é… Assim é “Na ponta de meus dedos”!

Vivemos à procura da felicidade! Estamos sempre em busca de algo maior e melhor em nossas vidas… E, muitas vezes, deixamos de viver as alegrias que passam despercebidas em nosso dia a dia! Queremos tanto a felicidade, que a deixamos passar pelos nossos dedos sem ao menos senti-la…

Escrito por Júlio Emílio Braz e ilustrado por Soud, o livro é narrado por um jovem que conta a sua história com o seu pai. Quando pequeno, o menino ganhou de seu pai um mapa muito especial: “Foi presente de meu pai, o professor de Geografia”, dizia o pai com orgulho. E era nesse mapa que pai e filho viajavam pelo mundo e viviam grandes aventuras.

A vida não era fácil para a família: desemprego, brigas, tristeza… E, nessas horas, era através do mapa que pai e filho saiam daquele mundo difícil e viviam alegrias! Mas um dia, essa alegria acabou… e a mais longa viagem do menino começou!

Todos os dias, o pai saia para trabalhar e voltava para a casa à noite. Até que um dia, desempregado, o pai saiu para procurar trabalho e não mais voltou… No início, o garoto esperou; mas logo viu que a volta do seu amado pai estava demorando demais. Foi então que ele decidiu sair pelo mundo… Mas para onde ir? Bastaria fechar os olhos e buscar um lugar no mapa e sonhar com o reencontro?

Foram meses, anos e nada do pai! A mãe, paciente e carinhosa, deixava o filho ir, pois sabia que ele sempre voltaria para casa.  Mas chegou um dia em que o garoto, já triste e cansado, voltou para casa, para o seu mapa e teve uma conversa definitiva com a sua mãe. O que será que eles conversaram? Será que o garoto desistiu de procurar o pai? Ou será que o encontrou? Só lendo a história!

Mas vou contar uma coisa: o final é emocionante e nos faz refletir muito sobre o que estamos buscando. É um livro lindo que fala sobre família, amor, viagens, encontros e desencontros. Um livro que permite chorar, sonhar, refletir e ir em busca de sonhos; mas sempre abrindo os olhos para enxergarmos o tempo presente e o presente que temos em nossas mãos. Com certeza, um dos mais belos livros que li!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial