Como é a alimentação do seu filho? Tem muitos industrializados ou mais alimentos naturais? Ele come de tudo um pouco ou não come quase nada? Falar sobre alimentação com as crianças nem sempre é fácil, mas esse é um assunto muito importante e que deve ser trabalhado em casa de forma lúdica e objetiva.
Infelizmente, temos visto um aumento considerável de obesidade infantil e de doenças tanto em crianças quanto em adultos. E nós, pais, temos o dever de cuidar da saúde dos nossos pequenos para que, no futuro, eles se tornem adultos saudáveis e felizes.
E mais, você sabia que a alimentação saudável pode trazer inúmeros benefícios para a saúde cognitiva e mental das crianças e ainda amenizar sintomas de TDAH? Para falar sobre tudo isso e muito mais, conversei com a Nutricionista Dra. Polyana Romano Oliosa, que é Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, Doutora em Saúde Coletiva e Mestre em Nutrição e Saúde.
Confira e veja como cuidar melhor da sua alimentação e de toda a família!
CANAL INFANTIL – O que é alimentação saudável?
DRA. POLYANA ROMANO OLIOSA – Alimentação saudável é composta principalmente pelos alimentos in natura (frutas, verduras e legumes) e minimamente processados, ou seja, aqueles alimentos que mantém as características naturais principais e não são modificados pela indústria, em relação ao acréscimo de conservantes, corantes, açúcares, dentre outros compostos. Podemos dizer, que a alimentação saudável também leva em consideração os alimentos da época, que terão sua potência de nutrientes e enaltece os alimentos regionais, de acordo com a cultura alimentar da pessoa.
CANAL INFANTIL – Qual a importância de ter uma alimentação saudável desde a infância?
DRA. POLYANA ROMANO OLIOSA – Ter uma alimentação saudável na infância é pensar na saúde da criança, prevenção de doenças e principalmente, em promover o correto crescimento e desenvolvimento, físico (altura por exemplo), mental e cognitivo. Crianças que não tem uma alimentação saudável, se alimentam com muita frequência de alimentos industrializados como biscoito recheado, suco industrializado, salgadinhos de pacote, refrigerantes, balas e alimentos embutidos, tendem a ser mais susceptíveis ao desenvolvimento de doenças, utilizar mais medicamentos e terem sobrepeso/obesidade, o que gera transtornos também a longo prazo.
CANAL INFANTIL – Como os pais podem estimular os filhos a se alimentarem de forma adequada?
DRA. POLYANA ROMANO OLIOSA – Os pais são os grandes exemplos das crianças, sem a oferta dos alimentos saudáveis (frutas, verduras e legumes), as crianças não criam o hábito de consumir! Muitas vezes, a seletividade alimentar ou a recusa pelos alimentos naturais acontece, pois os pais não consomem, e a criança não tem contato. Ofertar os alimentos saudáveis todos os dias, de maneiras diferentes, é a orientação chave para estimular o consumo desses alimentos. Por exemplo: ofertar uma banana em formato de espetinho, salada de frutas, vitamina, bolo, panqueca… Outra dica é estimular as crianças a participarem da preparação dos alimentos, levar na feira ou no supermercado, para que possam escolher os alimentos e ter mais contato, além disso, ofertar os alimentos de forma lúdica, fazendo carinhas e formatos diferentes.
CANAL INFANTIL – Qual o impacto dos alimentos na saúde cognitiva e mental das crianças?
DRA. POLYANA ROMANO OLIOSA – Sem os nutrientes, provenientes dos alimentos saudáveis (frutas, verduras, legumes, grãos, tubérculos, proteínas, leguminosas), as crianças não conseguem ter o suporte para o desenvolvimento cognitivo e mental. Por exemplo, precisamos de ferro, zinco, magnésio, vitamina B12, vitamina A, vitamina E, vitamina C…. dentre muitas outras vitaminas e minerais provenientes dos alimentos, para que tenhamos uma boa saúde cognitiva e mental. Além disso, precisamos manter o organismo desinflamado e com baixa oxidação, o que não acontece, quando temos o alto consumo de alimentos industrializados, ricos em açúcares, sódio, conservantes e gorduras trans por exemplo. Dessa forma, quanto menos a criança consumir alimentos industrializados, melhor será a absorção e assimilação dos nutrientes, favorecendo uma boa saúde cognitiva e mental.
CANAL INFANTIL – Hoje é muito comum o consumo de industrializados no dia a dia. Como esses alimentos podem impactar negativamente na saúde?
DRA. POLYANA ROMANO OLIOSA – Os alimentos industrializados são ricos em açúcares, sódio, conservantes e gorduras trans, o que podem aumentar a inflamação do organismo e do cérebro, prejudicando as funções das células. Além de causar inflamação, também pode prejudicar o funcionamento do intestino, aumentar a glicose e ser um grande fator para o aumento de peso, ocasionando o sobrepeso e a obesidade.
CANAL INFANTIL – Uma pessoa que se alimenta mal, mas decide mudar para uma alimentação saudável, consegue ver benefícios?
DRA. POLYANA ROMANO OLIOSA – Sem dúvidas, uma criança que diminui o consumo de alimentos industrializados melhora a disposição, melhora a atenção, melhora o foco, melhora o desenvolvimento escolar, observa melhora no funcionamento do intestino e ainda, promove o correto crescimento, desenvolvimento, observa melhora no peso e ainda previne doenças como diabetes, hipertensão, colesterol elevado.
CANAL INFANTIL – Por meio da alimentação é possível amenizar sintomas de TDAH, por exemplo?
DRA. POLYANA ROMANO OLIOSA – Sim! Alimentos industrializados, em sua maioria, são ricos em glutamato monossódico, geralmente presente nos alimentos como chips, salgadinhos de pacote e salsicha. O glutamato monossódico causa maior hiperatividade do cérebro, dessa forma, se reduzimos esses alimentos, ajudamos a diminuir a hiperatividade. Além disso, alimentos ricos em açúcares como biscoito recheado, refrigerante, suco industrializado, doces, sorvete, também causam maior agitação e desatenção, pois o açúcar em excesso no sangue, gera esses sintomas no cérebro.
CANAL INFANTIL – Qual a sua dica para quem quer começar a cuidar da saúde da família?
DRA. POLYANA ROMANO OLIOSA – A minha dica é reduzir o consumo dos alimentos industrializados como chips, salgadinhos de pacote, salsicha, biscoito recheado, refrigerante, suco industrializado, doces, sorvete, deixar para consumir esses alimentos apenas em momentos específicos como festa de aniversário ou quando não tiver outra opção. Aumentar o consumo dos alimentos de verdade, apostar no almoço e jantar com alimentos brasileiros como o arroz e feijão, consumir as frutas, verduras e legumes da época, além disso, ter atenção também ao consumo de água! A água é super importante na manutenção da saúde.
CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para as famílias.
DRA. POLYANA ROMANO OLIOSA – Não tem como pensar no desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, sem pensar na correta nutrição. As carências nutricionais, ou seja, a falta de nutrientes no organismo, prejudica o crescimento e principalmente o desenvolvimento da mente! Os alimentos são a base de todas as funções do nosso organismo, é como se fosse a gasolina do carro. Se colocamos uma gasolina ruim no carro, pode acontecer do carro ter problemas. O mesmo acontece com o nosso corpo, quando consumimos alimentos industrializados em excesso, não praticamos atividade física e não bebemos água corretamente, o nosso organismo dará sinais e sintomas de que algo está errado!