Quais matérias o seu filho mais curte na escola? Será que a matemática está entre elas? Tida como uma matéria difícil, muitos alunos reclamam da matemática… Mas sabia que ela pode ser muito mais divertida do que se pensa?

A Editora ICH acabou de lançar o seu primeiro livro para o público infantojuvenil: “Histórias para despertar matemático(as) adormecido(as)”, escrito por Pedro Roitman. O autor, que é professor do Instituto de Matemática da Universidade de Brasília (UnB), reuniu vários textos publicados por ele na coluna Matematicamente, da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), e apresentou a matemática como uma atividade criativa. “Plantar a semente de que a matemática é uma atividade divertida é essencial para que as crianças tenham menos chances de passar por traumas e ansiedade relacionados à disciplina ao longo do processo escolar e na vida adulta. A proposta das colunas reunidas no livro é justamente despertar boas emoções, laços afetivos entre as crianças e a disciplina, e quebrar esses paradigmas que afastam tanta gente deste universo”, comenta Pedro Roitman.

“Histórias para despertar matemático(as) adormecido(as)” traz 24 narrativas bem-humoradas que envolvem par ou ímpar, amarelinha, bolhas de sabão, lógica, polígonos, truques de mágica e muito mais. Além dos textos selecionados da revista CHC, Roitman acrescentou desafios, dicas e comentários para entusiasmar os jovens leitores. “A minha esperança é que as histórias reunidas no livro contribuam para um despertar, um desadormecer de matemáticos e matemáticas que existem dentro de nós. Elas podem ser lidas nas escolas com as crianças, ou em família como as histórias de ninar”, pontua o autor.

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever o livro?

PEDRO ROITMAN – Em 2018 comecei a escrever uma coluna mensal de matemática na revista de divulgação científica Ciência Hoje das Crianças. Com o passar dos anos, esse material produzido para a revista foi se acumulando e fazer uma coletânea dele me parecia ser algo natural. Um estímulo a mais, e que inspirou o título do livro, foi uma entrevista do educador Paulo Freire, na qual ele afirma ter a certeza de que existe dentro dele um matemático adormecido que nunca teve a chance de despertar, seja pelas deficiências que ele encontrou nas escolas, seja pela crença popular de que a Matemática é só para gênios. Então, uma ideia que me motivou a reunir e ampliar as colunas da revista foi a esperança de poder desadormecer matemáticos e matemáticas que estão adormecidos nas crianças de todas as idades.

CANAL INFANTIL – Qual a faixa etária indicada?

PEDRO ROITMAN – Acredito que a partir dos 10 ou 11 anos as crianças poderão apreciar plenamente as histórias contidas no livro. Há também a possibilidade de se fazer uma leitura, seja na escola ou em família, com o auxílio de uma pessoa adulta, e essa maneira de usufruir do livro também me parece interessante.

CANAL INFANTIL – Muitas crianças têm dificuldade com a matemática. Seu livro é uma forma de mostrar como a matemática pode ser legal e divertida?

PEDRO ROITMAN – Sim, pelo menos essa é a intenção. Infelizmente, nos anos escolares iniciais, as experiências com a matemática em geral não são boas para a maioria das crianças. Então, como consequência, é natural que se desenvolvam traumas, ansiedade e, figurativamente, os matemáticos e as matemáticas dentro das crianças ficam predispostos a um sono quase eterno.

A ideia de mesclar matemática com ficção ou fábulas, de realçar seus aspectos criativos pode ser um bom caminho para despertar o gosto genuíno pela matemática, através de boas experiências, boas emoções. Acredito que uma vez estabelecido esse laço afetivo, as crianças terão mais força de vontade para enfrentar algumas dificuldades técnicas que são inerentes ao estudo da matemática. Dificuldades análogas às que os estudantes de música encontram para aprender a ler partituras, ou ao praticar escalas.

CANAL INFANTIL – Como os pais/professores podem ajudar os filhos/alunos aprenderem matemática de forma tranquila e divertida?

PEDRO ROITMAN –  Acredito que é preciso, antes de tudo, mostrar a beleza, as surpresas e realmente tentar encantar as crianças. Outro ponto importante é não ver os erros de forma puramente negativa, mas sim como parte do aprendizado. Por último, é fundamental não passar ideais negativas tais como “eu nunca consegui aprender matemática”, “isso não é para todo mundo”, etc. que podem já condicionar as crianças e dificultar o aprendizado.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os leitores.

PEDRO ROITMAN – Apesar de tradicionalmente ser vista como algo frio e sem emoção, a matemática é uma criação humana que, além de nos revelar muito sobre o mundo em que vivemos, nos proporciona momentos incríveis de descobertas e criatividade. Eu espero que a leitura do livro possa te ajudar nessa grande aventura que é conhecer o mundo matemático.

Pedro Roitman é matemático e professor da Universidade de Brasília. Sua vontade de contar histórias veio do desejo de encantar seus filhos. Pedro também autor do romance Hakim, o geômetra e suas aventuras (Editora 7 Letras).

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial