Arte e educação: Cia. Camarim lança guias com atividades lúdicas para as
crianças
O projeto aborda temas como folclore e alimentação saudável e está disponível
para acesso gratuito e on-line
Que tal entreter as crianças a partir de atividades didáticas que estimulam a imaginação e ensinam sobre temas como folclore e alimentação saudável? Essa é a proposta dos Guias didáticos “Causos do Zé Barbado: o mistério do cesto de frutas” e “Abre a boca e feche os olhos!”, elaborados com a intenção de engajar professores e alunos no universo da cultura e da educação pela arte.
Disponíveis para acesso gratuito e on-line, os guias foram escritos por Bruno Wan-Dick, líder da produtora artística Cia. Camarim, com mais de 20 anos de atuação em projetos culturais, em colaboração de autoria com Ana Julia Almeida, educadora em escolas da rede estadual.
O material “Causos do Zé Barbado: o mistério do cesto de frutas” é inspirado na série “Causos do Zé Barbado, o mistério do cesto de frutas”, que conta as aventuras de um pescador de barba de fogo que supera situações de preconceito com a ajuda de personagens do folclore. “Abre a boca e feche os olhos!”, também disponível no canal do youtube @ciacamarim, narra a saga da garota Emili pelo próprio corpo para vencer a batalha contra o ‘Grande Vírus’, após adoecer ao passar os dias comendo doces e brincando no celular. “Os Guias buscam promover o conhecimento e a valorização da cultura popular e de bons hábitos de saúde, sempre de forma divertida e conectada com os episódios”, explica Wan-Dick.

Para cada episódio das séries, os guias propõem atividades que estimulam a imaginação da criança e habilidades relacionadas à leitura, escrita e expressão oral. “Associar educação, cultura e arte na formação infantil é essencial para permitir que o aprendizado vá além dos conteúdos tradicionais e se conecte com a identidade, as raízes e a criatividade de cada aluno”, afirma Ana Julia Almeida. A educadora complementa que atividades lúdicas como essas ajudam os estudantes a relacionar vivências, territórios e referências culturais que fazem parte do cotidiano das famílias, e servem como uma ferramenta para o desenvolvimento emocional, social e crítico das turmas.
Com foco na faixa etária de estudantes de cinco a doze anos, o Guia didático-pedagógico é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, via Lei Paulo Gustavo. O conteúdo das séries tem classificação indicativa livre e vídeos com legenda de acessibilidade, libras e audiodescrição.
