Para começar a semana, nada melhor do que falar sobre leitura e livro! E se for um livro que ensina os dias da semana e ainda fala sobre diferenças, inclusão e autoaceitação? Muito legal, não é mesmo?

Quero trazer hoje o lançamento da Cepe Editora: “A cinturinha da cigarra”, escrito e ilustrado por Walther Moreira Santos. O autor é artista plástico, ilustrador e escritor, com mais de 40 obras publicadas. Como artista plástico, desenvolve trabalhos com gravura, desenho, colagem, escultura, instalação e fotografia. Recebeu prêmios importantes como Itaú Cultural, Catálogo de Bolonha, PNBE, dentre outros.

No livro “A cinturinha da cigarra”, Walther conta a história de uma cigarra que passa todos os dias da semana perguntando às suas amigas qual era o tamanho da cintura de cada uma. Todas respondiam prontamente, mas não entendiam o motivo desse questionamento. A cigarra, porém, não ligava e continuava a perguntar!

Ao fim de uma semana, ela conseguiu chegar a uma conclusão que a deixou muito contente! O que será que ela descobriu? Só lendo o livro para saber…

Mas já adianto que é uma história cheia de rimas, de poesia e que traz uma reflexão muito bacana e nos mostra que aceitar o nosso corpo, o nosso jeito e as nossas diferenças é fundamental para viver bem!

Ah, e eu fiz uma entrevista com o Walther para conhecer um pouquinho mais dessa cigarra tão especial. Confira!

CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia da história “A cinturinha da cigarra”?

WALTHER MOREIRA SANTOS – Durante a Pandemia, senti a necessidade de escrever e ilustrar algo que pudesse entreter minha sobrinha, a quem o livro é dedicado, então com dois anos na época. A cigarra encontrei no jardim aqui de casa e logo vi que ela queria entrar num livro.

CANAL INFANTIL – E como foram feitas as ilustrações? Foram feitas a partir da história ou os desenhos vieram antes?

WALTHER MOREIRA SANTOS – Primeiro encontrei a cigarra, e ao observar sua cintura, veio a ideia.

CANAL INFANTIL – Qual a faixa etária indicada?

WALTHER MOREIRA SANTOS – O bom livro infantil é para a criança de berço até a criança que mora dentro de todos nós.

CANAL INFANTIL – Qual a importância de trabalhar a autoestima com as crianças?

WALTHER MOREIRA SANTOS – É vital começarmos a cuidar da saúde mental das crianças desde o berço, reforçando a autoestima e educando para a gentileza, a resiliência e o afeto, e a leitura compartilhada é a chave.

CANAL INFANTIL – Você tem mais de 60 obras publicadas, é um autor premiado. Como vê a importância da leitura desde a infância?

WALTHER MOREIRA SANTOS – O maior prêmio, para mim, é quando alguém lê para uma criança, pois é isso que muda o mundo. Ninguém nasce gostando de futebol, chocolate ou de ler – são as experiências compartilhadas que fixam na mente e no coração essas atividades.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os leitores.

WALTHER MOREIRA SANTOS – É preciso ler para as crianças, visitar livrarias juntos; são essas experiências, associadas ao afeto, que farão da criança um leitor, uma leitora; delegar esse papel apenas para as escolas é uma verdadeira tragédia.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial