Para terminar a semana, quero falar de um livro lindo e emocionante que acabei de ler, da Cepe Editora: Vorigami!

Escrito por Agláia Tavares e ilustrado por Juliana Basile, “Vorigami” encanta pela história e pelas imagens. É um livro que nos leva a refletir sobre família, amor, doenças, perdas e muito mais.

Marina e seu avô têm uma relação única e muito especial! Desde que nasceu, a menina mora com ele e, ao longo dos anos, foi construindo memórias afetivas por meio da leitura, das brincadeiras e das esculturas de papel (origami). O pai, Marina não chegou a conhecer, pois ele “pegou um avião rumo às estrelas”. Então, o avô era tudo na vida da menina.

Porém, com o passar dos anos, o avô começa a envelhecer e a esquecer as coisas. Marina percebe que algo está diferente e o medo de perdê-lo toma conta. Seu avô está doente: Alzheimer. Mas, mesmo se esquecendo de quase tudo (e até do rosto da própria neta), o avô ainda fazia os passarinhos de origami: a brincadeira mais especial entre avô e neta! Isso mostrava o quanto ele ainda a amava e se lembrava dela, mesmo não sabendo dizer.

A história continua e nos permite refletir, sonhar, chorar… É uma leitura que vale muito a pena! E ainda ensina aos pequenos (e a nós, adultos, também) a lidar melhor com as situações da vida.

E para conhecer um pouco mais dessa história, conversei com a Agláia Tavares, autora do livro!

CANAL INFANTIL: Como surgiu a ideia de escrever o livro Vorigami?

AGLÁIA TAVARES: Eu tenho outros seis livros publicados e sempre abordo temas difíceis e delicados. Já falei sobre depressão, TOC, vitiligo, adoção, Brumadinho e Segunda Guerra. Dessa vez optei por falar sobre o Alzheimer, talvez por ter visto filmes sobre o assunto e conhecer pessoas próximas que sofrem a doença.

CANAL INFANTIL: O livro é indicado para crianças a partir de qual idade?

AGLÁIA TAVARES: Não costumo indicar idade porque acho que qualquer criança que já lê pode ler o Vorigami ou mesmo aquela menor que ainda está aprendendo, se o adulto mediar, ela pode ter contato com o livro.

CANAL INFANTIL: Qual a importância de abordar os temas morte e Alzheimer com as crianças?

AGLÁIA TAVARES: Eu acho importante apresentar temas que são sensíveis, alguns tabus, para que a criança, se nunca teve, ter o primeiro contato e, a partir do livro, ela possa elaborar internamente. Não tenho a pretensão de ensinar nada sobre o tema até porque a literatura não deve ser utilitária, a meu ver. Quero apenas “tocar” o leitor com a minha história seja ela sobre Alzheimer, ou seja sobre bolinhas de sabão, por exemplo.

CANAL INFANTIL: Qual a importância da leitura na infância?

AGLÁIA TAVARES: A leitura é o primeiro contato que a criança tem com o desconhecido, o que está fora do ambiente natural dela. E esse contato pode ser muito agradável se a história que está sendo lida tocar, de alguma maneira, quem está lendo.

CANAL INFANTIL: Deixe uma mensagem para os leitores.

AGLÁIA TAVARES: Leiam, mas leiam muito, muito mais do que a escola manda, até porque os livros que a escola manda nem sempre são aqueles que vocês escolheram. Então escolham livros bons para ler, isso fará toda a diferença na vida de vocês.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial