Enfim, a volta às aulas! Este ainda será um ano desafiador para as famílias, principalmente para as crianças. Com a pandemia do coronavírus, muitas escolas ainda não voltaram às aulas presenciais ou estão em atendimento híbrido. Já as escolas que estão com aulas presenciais, voltaram de uma forma totalmente diferente da que a criança estava acostumada.
Na minha opinião, independente de como está a escola do seu filho, é preciso se adaptar e aproveitar ao máximo este ano escolar. É mais um ano atípico, mas que não volta. Esteja ao lado do seu filho para o que ele precisar! Apoie, incentive e busque ajuda da escola sempre que necessário.
E para falar sobre educação, trago hoje uma entrevista que fiz com a Cristine Soares, CEO do VIVA Metodologia Ativa, diretora pedagógica de escola inovadora há 17 anos, mestra em ensino inovador, escritora, palestrante, mãe e sonhadora. Confiram!

Cristine Soares

CANAL INFANTIL – Como surgiu o Viva Metodologia Ativa?
CRISTINE SOARES – O VIVA surgiu do propósito de ajudar as escolas na transformação da educação. Engajada com uma escola inovadora, humanizada, em que a criança é ouvida e estimulada a desenvolver todas as suas potencialidades, o VIVA veio para apoiar educadores com esse mesmo olhar. Os principais objetivos dessa metodologia são proporcionar mais motivação e despertar o interesse dos estudantes em aprender.
CANAL INFANTIL – Quais as idades trabalhadas pelo Viva Metodologia Ativa?
CRISTINE SOARES – Dos 2 aos 10 anos de idade, compreendendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I.
CANAL INFANTIL – Qual o diferencial do material didático do Viva Metodologia Ativa para os demais?
CRISTINE SOARES – É um material que valoriza a livre expressão, a criatividade e a produção autoral. Nele a criança pode registrar suas hipóteses, investigações e conclusões, sempre mediadas pelo professor, mas permitindo a construção do conhecimento, e não a reprodução de conteúdos prontos. O VIVA está organizado pelos Campos de Experiências da BNCC na Ed. Infantil e todas as disciplinas no Ensino Fundamental I, incluindo inglês em todas as séries.
CANAL INFANTIL – O material de vocês é construído, ao longo do ano, pela criança, certo? Como funciona e como essa forma de trabalho pode ajudar na aprendizagem infantil?

CRISTINE SOARES – A criança é criativa, cheia de curiosidades e questionamentos, chega na escola repleta de vontade de aprender… basta que continuemos incentivando essa atitude inata de busca incessante pelo conhecimento, independentemente de provas e notas. Há motivações maiores, o desabrochar da descoberta, o encantamento do desconhecido, basta que o professor tenha condições de conduzir os estudantes e manter aceso esse desejo do aprender aquilo que lhes toca o coração.

CANAL INFANTIL – Com a pandemia, passamos a viver uma nova forma de estudar e de aprender. Neste cenário, como vocês veem o aprendizado infantil e os desafios da nova forma de ensinar?
CRISTINE SOARES – A pandemia acelerou um processo de inovação na educação que já estava se desenhando há algum tempo, não apenas em termos tecnológicos, mas metodológicos também. A criança de hoje é questionadora, tem acesso à informação e uma nova postura frente ao conhecimento, e isso deve ser considerado pelos educadores. Chegou a hora da escola ser ressignificada.
CANAL INFANTIL – O material Viva é destinado às escolas?
CRISTINE SOARES – Sim. O VIVA é um projeto educacional completo e voltado para as escolas, pois a socialização é um dos pilares do material. É só entrarem em contato pelo site que fazemos uma visita.
CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.
CRISTINE SOARES – O mundo mudou, nossas crianças são capazes de ir muito além, a fase de decorar conteúdos, fazer exercícios para ir bem na prova passou, vivemos novos tempos. Precisamos prepará-los para o futuro, e não para o passado! Pense a respeito, permita uma educação que respeite a geração do seu filho, ele merece!