É entendível que muitas vezes os pais estão passando por algumas dificuldades, e precisam acalmar os bebês. Pensando assim, fica o questionamento sobre a chupeta

Por um lado, ela é um acessório que muitas vezes ajuda o bebê a se acalmar. Em outro ponto, o uso contínuo dela pode acabar acarretando em males na saúde bucal.

Vale constar que a saúde bucal deve ser algo cuidado desde a primeira infância, principalmente quando os dentes começam a ser formados. 

A partir daí, é responsabilidade dos pais incentivarem as crianças a escovarem os dentes, para sempre terem esse hábito. Os diversos cuidados do bebê estão todos incluídos em um  plano odontologico para mei.

Dessa maneira, a fim de manter a saúde do seu bebê em dia, é fundamental que você entenda o que você deve ou não fazer, ainda mais quando se trata do uso de chupeta. 

Esse é um assunto polêmico na maioria das vezes, pois alguns preferem dar para seus filhos, enquanto outros não. Todos os malefícios da chupeta estão em um plano odontologico pme.

Principais problemas causados pela chupeta

Antes de qualquer coisa, é bom entender que sim, o uso da chupeta realmente é muito útil, principalmente para aquelas crianças que são muito agitadas, e costumam se estressar facilmente. 

A sucção da chupeta dá uma sensação de bem-estar na criança, já que liberam alguns neurotransmissores em seu organismo.

Porém, é relevante conhecer os principais problemas que são causados pela chupeta, principalmente na saúde bucal. 

Mas, eles podem ser resolvidos em um plano odontologico para microempreendedor individual, por exemplo.

1.Podem ter problemas com a amamentação

Por mais que a chupeta seja uma forma “alternativa” da amamentação, ele nunca deve ser usado como maneira de substituir

Por isso, quando a criança usa muito a chupeta, ela acaba se acostumando com o formato do bico, fazendo com que muitas delas larguem a amamentação antes do tempo recomendado.

2.Favorece o aparecimento de algumas doenças

É muito comum as crianças mais novas terem dores de ouvido, o que pode ser explicado pelo uso contínuo da chupeta. 

Já que ela favorece a circulação de microrganismos para essa região, através da movimentação contínua do músculo tensor, que fica presente no palato.

Além disso, muitas vezes as chupetas caem no chão, e não são higienizadas como deveriam ser, o que faz com que as bactérias se proliferam, entrando em contato direto com a boca da criança, causando até mesmo doenças bucais. 

Para tratar desse e de qualquer outro problema, verifique se está incluso em convenio odontologico para mei.

3.Danifica a estrutura dentária

Quando se utiliza a chupeta por muito tempo, a formação dos dentes pode ser comprometida, prejudicando tanto esteticamente, quanto funcionalmente.  

Dessa forma, a mandíbula pode acabar crescendo menos que o normal, ou até mesmo pode ocorrer a famosa mordida cruzada.

Por isso, é muito comum ver que os bebês que utilizaram chupeta por muito tempo, tenham que fazer uso do aparelho ortodôntico. 

Caso seu filho precise usar aparelho, procure se o seu plano dentario para mei, caso possua, tem essa disponibilidade.

4.Dificulta a fala

Somando todos os malefícios que foram citados anteriormente, o uso indiscriminado da chupeta ainda pode fazer com que a criança cresça e não consiga desenvolver corretamente a fala, balbuciando e demorando para soltar as primeiras palavras,  principalmente quando ela sofre com a estrutura dentária.

Como tirar a chupeta do bebê

Dessa maneira, ficou claro as dificuldades que a pessoa vai encontrar, futuramente, se utilizar chupeta constantemente, sem uma pausa ou sem um uso mais criterioso. 

Por isso, deve-se entender algumas das principais maneiras de tirar a chupeta do bebê de forma gradativa, para evitar problemas, como:

  • Surgimento de doenças;
  • Má formação dentária;
  • Vício na chupeta;
  • Abandono precoce de amamentação.

Dessa maneira, para tirar a chupeta de seu bebê, você deve começar de modo gradual, não tirando de uma vez, pois isso só fará com que ele fique ansioso.

Outra coisa a se fazer, é tentar achar outro hábito para a criança ficar instigada, algo que não vá comprometer a saúde bucal dela, de modo que a chupeta faria. 

Uma dica é inserir algo divertido na vida do pequeno, para que ele se sinta feliz de uma forma alternativa.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial