Em tempos de isolamento, nada melhor do que ler bons livros, não é mesmo? E que tal participar de um lançamento de um livro aí na sua casa?
Pois é, a Gigante Natureza vai lançar, no próximo dia 20/6, às 16h, o livro “Nina e a montanha gigante”. Todo o lançamento será on-line e ainda vai ter muita contação de histórias! É só acessar o link: bit.ly/lancamentogigante
O livro foi escrito por Sibélia Zanon e ilustrado por Paloma Portela e Tátia Tainá. E é claro que eu entrevistei a autora para contar um pouco para vocês!
Confiram e se encantem pela Nina!
CANAL INFANTIL – Qual a importância da leitura na infância?
SIBÉLIA ZANON – A leitura do livro se mistura à leitura da vida: leitura de afetos e emoções, leitura de conhecimentos, leitura da arte. Também propicia uma releitura de si mesmo porque por meio das histórias podemos trabalhar simbolicamente muitas questões internas. Quanto mais cedo essa história de amor entre uma pessoa e seus livros começa, melhor! A criança cresce reconhecendo o livro como fonte, onde poderá colher tesouros importantes ao longo de toda a vida.
CANAL INFANTIL – Como surgiu a ideia de escrever o livro “Nina e a montanha gigante”?
SIBÉLIA ZANON – Quando pequena, eu morava perto de uma escritora de origem austríaca que se chamava Roselis von Sass. Ela escrevia sobre o invisível que nos cerca, sobre seres da natureza e sobre um tempo em que o ser humano se sentia integrado à vida porque seu corpo pulsava no mesmo compasso da natureza. Eu escutava essas histórias e elas cresceram livres dentro de mim. Assim, nasceram as aventuras da Nina e do seu cachorro Cabelinho, que gostam de desbravar cada esquina dos quintais, mares, florestas e até de uma casca de cigarra abandonada.
Nina e a montanha gigante faz parte da coleção “Nem tudo o que existe a gente vê”. É o terceiro livro da coleção.
CANAL INFANTIL – A qual público se destina?
SIBÉLIA ZANON – O livro não se limita a um público ou idade específicos. Eu diria que o livro é para todos que tenham interesse por essa conexão entre criança e natureza. Eu gosto muito de livros chamados infantis, e muitos deles me fazem refletir sobre questões profundas. Descobrir e sentir são verbos para todas as idades.
CANAL INFANTIL – Conta um pouquinho do livro para nós?
SIBÉLIA ZANON – O livro conta sobre o passeio que Nina faz com seus amigos pela montanha e sobre suas descobertas ao encontrar tocas habitadas e casas abandonadas! Tanto Nina quanto a montanha têm a cabeça nas nuvens… e a menina fica intrigada com o tamanho da montanha: gigante?! O olhar de Nina sobe até o topo da montanha e depois até a nuvem mais peralta para desbravar essa gigante natureza. O que Nina quer mesmo é chegar bem lá no alto.
CANAL INFANTIL – Como estamos vivendo o isolamento, o lançamento será on-line. Como será esse momento?
SIBÉLIA ZANON – Vai ser uma experiência nova. A livraria tem um calor gostoso e acho que vamos sentir falta disso, mas não vamos deixar Nina dormindo na prateleira porque ela é uma menina muito agitada. Então, vamos experimentar esse novo momento juntos: a Nina, as nossas queridas ilustradoras Tátia Tainá e Paloma Portela, vocês e eu. Vamos usar a internet, livrarias parceiras que estão vendendo on-line e as ferramentas possíveis do agora.
CANAL INFANTIL – O que podemos esperar desse dia especial?
SIBÉLIA ZANON – A Paloma Portela, uma das ilustradoras do livro, é também contadora de histórias. Que sorte a nossa! Ela vai fazer uma contação on-line ao vivo no sábado, dia 20, às 16h, no nosso canal do Youtube: bit.ly/lancamentogigante.
No domingo, no mesmo canal, vamos publicar o vídeo Vem batucar com a Nina!, ensinando as crianças a brincarem com a música: um balde vai vira tambor e colheres de pau farão as vezes das baquetas. O domingo vai ser musical em casa. Sim, o nosso livro tem som: Numa trilha colorida /A montanha mais bonita / Une céu e chão / Gigante, gigante / Natureza em ação / Gigante, gigante / Une céu e chão.
CANAL INFANTIL – Qual a importância de conversarmos sobre natureza com as crianças?
SIBÉLIA ZANON – Toda a importância! Mais importante ainda é propiciar que ela tenha contato com a natureza no seu cotidiano. De todas as maneiras possíveis. Pode ser numa caminhada pelo quarteirão onde mora, observando as nuvens do céu e o mato que cresce nas ranhuras da calçada. Pode ser numa praça do bairro, numa trilha na mata. Pode ser mexendo na terra ou cultivando um vaso de alecrim na varanda. Nós só protegemos o que amamos e para amar uma coisa precisamos conhecê-la. É importante perceber que o nosso corpo também é parte da natureza, que pertencemos a um todo e somos parte ativa desse ciclo. Mais da metade do corpo humano é composto de água. Como podemos querer um corpo saudável, que é feito de água, se não protegemos as águas que nos cercam: a da torneira, a do rio vizinho? Uma coisa que me marcou muito a infância foi o jeito que a minha mãe falava sobre o cuidado com a água. Não era um discurso repetitivo de regras vazias, era um discurso que tinha peso porque tinha lastro no amor. Nós amamos a água porque ela é vida e nós amamos a vida. Nós protegemos o que amamos. A criança carrega para a vida adulta a semente dessas conversas de infância.
CANAL INFANTIL – Para terminar, deixe uma mensagem para os papais e mamães.
SIBÉLIA ZANON – Sempre que tiver uma oportunidade, mostre para uma criança o amor que tem pelas coisas que importam e propicie o contato com a natureza: a de fora e a de dentro. Acho que isso serve para todos nós, no exercício de uma maternidade planetária, que cuida de si mesmo, do outro e da natureza gigante.
Eu adorei conhecer a Nina e suas aventuras! Para comprar o livro, é só clicar aqui!
E não se esqueçam, no próximo sábado, dia 20/6, às 16h, será o lançamento do livro com contação de histórias! É só acessar: bit.ly/lancamentogigante