No último domingo, o Diversão em Cena ArcelorMittal apresentou o espetáculo “Lampiãozinho e Maria Bonitinha”, do Grupo Cyntilante Produções. Conversei com o Fernando Bustamante, por meio da assessoria de imprensa In Press Porter Novelli, que contou um pouquinho sobre essa peça tão aclamada pelo público.

CANAL INFANTIL – COMO SURGIU A IDEIA DE PRODUZIR UMA PEÇA SOBRE LAMPIÃO E MARIA BONITA?

CYNTILANTE PRODUÇÕES – Depois de produzir um clássico da literatura (A Pequena Sereia) em 2002, comecei a procurar argumentos para a produção de um novo espetáculo.

Apesar dos textos clássicos terem o seu lugar no mercado, desta vez, tive a vontade de encontrar um tema que desse margem à pesquisa e experimentação artística dentro da cultura brasileira.

A ideia de transformar a história do rei do Cangaço em um espetáculo infantil tornou-se tentadora. A releitura da história desses cangaceiros para o mundo dos insetos, explorando as músicas e danças nordestinas, amenizou a questão da violência tão sugerida e abordada pelo tema.

O teatro feito para crianças tem a obrigação de despertar o senso crítico infantil. Montar “Lampiãozinho e Maria Bonitinha” significa despertar nas crianças o senso de justiça. É mostrar como se pode buscar em si mesmo os meios para tentar mudanças, como fizeram os cangaceiros no passado, instigados pelo analfabetismo, pela fome, pela falta de futuro melhor e pelo descaso das autoridades.

É função da arte resgatar o sentido dessa manifestação histórica, bem como toda a cultura popular surgida nesse momento e é para isso que propomos esse projeto!

CANAL INFANTIL – QUAIS OS PRÊMIOS VOCÊS GANHARAM COM O ESPETÁCULO?

CYNTILANTE PRODUÇÕES – “Lampiãozinho e Maria Bonitinha” é um fenômeno dos palcos mineiros. Antes mesmo de ser encenado, o texto ganhou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Dramaturgia 2004, região Sudeste, promovido pela FUNARTE. O espetáculo conquistou 15 prêmios em Minas Gerais (incluindo Melhor Espetáculo, Ator, Ator Coadjuvante, Atriz, Atriz Coadjuvante, Texto, Trilha Sonora, Figurino, Iluminação e Revelação em Artes Cênicas). Foi selecionado em festivais importantes no cenário nacional, entre eles: Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, Festival Nacional de teatro de Resende e 8ª Mostra SESC/CBTIJ de Teatro para Crianças, conquistando mais três prêmios em 2007, totalizando 19 prêmios em sua carreira. Foi recomendado pela Revista Veja e Jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo. O musical homenageia a cultura brasileira por meio das históricas figuras do casal que fez fama no nordeste. É a história do cangaço, adaptada para o mundo dos insetos, contada de forma lúdica, fazendo alusões a fatos, costumes e curiosidades da cultura nordestina.

CANAL INFANTIL – PARA FINALIZAR, QUAL A IMPORTÂNCIA DE IR AO TEATRO EM FAMÍLIA?

CYNTILANTE PRODUÇÕES – Nossa sociedade está doente. Ainda assim, é preciso acreditar no ser humano! A arte do teatro tem o poder de transformar a vida das pessoas. O teatro, para a infância especialmente, tem muito a contribuir, já que possibilita a participação de toda a família nesse processo de transformação.

Então, papais e mamães, levem seus filhos ao teatro! Aproveitem para se divertirem também! Nada melhor que um final de semana cheio de brincadeiras, músicas, cultura e muitas risadas!

Foto: Guto Muniz

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial