Como é a sua relação com o seu filho? Você dedica tempo de qualidade para estar com ele? Ou está sempre ocupado com outras tarefas? Nos dias atuais, em que a pressa e o excesso de tarefas e de trabalho nos consomem, temos cada dia menos tempo! São tantos afazeres que parar tudo para brincar, para ouvir, para ler um livro é quase impossível!
Mas será que tem que ser mesmo assim? Será que não podemos organizar o nosso tempo e “colocar na agenda” tempo também para os filhos? Com certeza! Há tempo para fazermos tudo, basta querer e se organizar! E ter tempo para brincar com os filhos, para um passeio, para a leitura de um livro, para uma conversa e para tantas outras coisas com os nossos pequenos é o tempo mais importante da nossa vida!
Então, quero indicar um livro lindo e que me emocionou muito: “Lá na Terra do Contrário”, da Editora Paulinas. Escrito por Juliana Minotti e ilustrado por Cris Eich, o livro é inspirado em uma canção do Padre Zezinho e conta a história de uma menina muito esperta e que não gostava de seguir regras. Além disso, ela achava muito chato tudo no mundo já ter nome e ficou muito brava ao saber que tinha até livro com o nome de todas as coisas.
Foi então que ela decidiu ir para a Terra do Contrário, um lugar onde nada tinha nome e não era preciso cumprir horário. Mas… como chegar lá? Chateada, a menina foi dormir e, ao acordar, saiu de casa sem falar com a mãe e com os irmãos e foi em busca dessa tal Terra do Contrário. E, para sua surpresa, tudo estava diferente! Ela não podia acreditar no que estava vendo!
A menina, feliz, correu de volta para casa e tentou contar tudo para a sua família: “Lá na Terra do Contrário o cachorro faz miau. E quem late é o canário, e o gatinho faz au, au. E acontece cada coisa, como nunca ninguém viu”. Mas sua mãe e seus irmãos olharam para ela espantados e não deram atenção… Cada um voltou para seus afazeres. A menina, então, experimentou uma sensação diferente: a falta de atenção! Sozinha em seu mundo, saiu de casa… até que teve uma ideia e voltou correndo para surpresa de todos.
Será que a menina conseguiria ter a atenção da família novamente? Será que a mãe tiraria um tempo para ouvir a garota? Só lendo o livro para saber! Mas posso dizer que é um livro encantador e que deve ser lido por crianças, pais e mães! É um livro que fala sobre amor, família, respeito, atenção e nos ensina a importância do estar presente!
Quando estiver com o seu filho, esteja presente de verdade! Sem celular, sem limpar a casa, sem ver televisão… Largue tudo e crie memórias afetivas que ficarão para sempre!