A estomatite infantil também conhecida popularmente como estomatite aftosa, ou aftas, são feridas que nascem na boca dos bebês e crianças que se dá devido às bactérias virais que podem ser encontradas nas mãos sujas e através do contato com gotículas infecciosas. 

Geralmente ocorrem nos primeiros anos de vida da criança aparecendo por toda a cavidade bucal principalmente nas bochechas, língua, palato e úvula, sendo uma doença muito incômoda e dolorosa.

Seus sintomas podem incluir febre, falta de apetite devido ao incômodo e dor no local onde as aftas estão inseridas. 

É importante estar sempre levando a criança ao pediatra e em um dentista infantil para avaliar a saúde geral e bucal, para que o bebe cresça saudável tratando o problema caso tenha uma estomatite, ou outras doenças.

Se você quer entender o que é a estomatite infantil, seus sintomas, causas e tratamento continue a leitura para mais informações. 

O que é estomatite infantil? 

A estomatite infantil é uma doença inflamatória na cavidade bucal que pode afetar e causar dores em locais como língua, gengiva, lábios, bochechas, no céu da boca e na garganta da criança.

Esse problema gera sintomas como febre alta, feridas e até mesmo irritabilidade. 

Geralmente a estomatite infantil pode aparecer devido infecções por vírus, como o vírus da herpes simples afetando bebês e crianças de até 5 anos de idade.

Ao perceber alguns desses sintomas acima, é importante levar a criança a uma consulta com o médico pediatra para que ele investigue a causa e indique um tratamento adequado ao bebê, onde muitas vezes é indicado o uso de remédios para reduzir a febre.

A estomatite infantil não é grave e, se for descoberta no início, não irá apresentar riscos à criança, tendo como fator de risco caso a causa do vírus seja a herpes, que pode atingir os olhos. 

O dentista para criança pode descobrir a estomatite infantil em uma única avaliação na boca da criança, porém é necessário descobrir a causa e investigar para que haja um tratamento correto.

Quais os sintomas da estomatite infantil?

Como vimos anteriormente, a estomatite infantil causa diversos problemas como aftas e feridas na mucosa, sua coloração pode ser amarelada, cinza ou branca, com partes vermelhas geralmente na borda da ferida. 

Essas lesões bucais são acompanhadas por outros sintomas que podem ser percebidos ao ocorrer: 

  • Febre alta, geralmente acima de 38ºC;
  • Dores nas cavidades bucais; 
  • Dificuldade para engolir alimentos; 
  • Diminuição da sede e apetite. 
  • Feridas na boca com pus;
  • Halitose (mau hálito).

Esses sintomas surgem cinco dias após o contágio com o vírus, tendo que levar imediatamente ao pediatra ou em uma clínica odontológica infantil para avaliar os sintomas e descobrir se estamos falando sobre uma estomatite infantil. 

Após o profissional avaliar a situação irá passar um tratamento adequado para tratar a infecção e melhorar a qualidade de vida da criança, já que essas feridas atrapalham e até mesmo na hora de se alimentar.

Como funciona o diagnóstico da estomatite infantil? 

Ao perceber esses sintomas, os responsáveis pela criança devem encaminhar a mesma ao pediatra para que faça uma avaliação clínica, verificando o aspecto e características das lesões nas mucosas, assim dará um diagnóstico sucinto. 

Antes mesmo de apresentar sintomas mais graves como febre, em um consulta em um dentista para bebe é possível confirmar se as lesões se trata da estomatite infantil, já podendo encaminhar para um tratamento específico.

Estomatite infantil pode ser contagiosa? 

A estomatite causada pelo vírus pode ser sim contagiosa sendo facilmente transmissível através de contato com gotículas de saliva ou ao dar um beijo na criança, podendo transmitir a estomatite infantil. 

Por isso é importante não deixar os pequenos em vulnerabilidade, pois a imunidade ainda está em formação podendo gerar infecções. 

É importante levar a criança ou bebe em uma clínica odontopediatria para verificar se há sinais de uma estomatite, assim tratando antes de um sintomas mais complicados.

Quais alimentos devem ser evitados caso a criança esteja com estomatite?

Caso seja constatado que a criança está com um diagnóstico de estomatite viral é recomendado evitar alimentos ácidos como limão, laranja, tangerina, abacaxi.

Recomenda-se ingerir alimentos pastosos ou líquidos como purês, sopas e bebidas frias como sucos de frutas não cítricas. 

Quais são os métodos de tratamentos para estomatite infantil?

O tratamento adequado para a criança com estomatite infantil dependerá dos sintomas e deve ser orientado pelo pediatra que, para aliviar a dor e reduzir a febre, pode pedir analgésicos e antitérmicos para conter a infecção.

É importante além de dar os remédios para a criança prescritos pelo médico, deixar sempre a boca da criança limpa para evitar o agravamento da infecção, o que pode ser feita com gaze e água fresca. Assim as lesões irão se curar no período de uma a duas semanas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial