Você acha que conversas sobre economia, dinheiro, poupança são apenas para os adultos? Nada disso! Os pais devem começar a falar com os filhos sobre dinheiro desde a infância. Isso é fundamental para que as crianças cresçam com a noção de que é preciso trabalhar para ganhar dinheiro, que devemos ter um consumo consciente; enfim, os filhos precisam entender que deve haver um equilíbrio entre as receitas e as despesas, além da necessidade de economizar. Tem uma matéria super legar sobre esse assunto aqui no blog (clique aqui). As crianças precisam saber que quem poupa sempre tem!

E outro dia descobri um trabalho muito bacana feito por uma instituição financeira cooperativa, voltada para os profissionais da saúde, a Unicred. O objetivo dessa instituição é fornecer crédito e prestar serviços aos cooperados. “A Unicred conta atualmente com 05 Centrais, 49 Cooperativas, 272 unidades de negócios e mais de 211 mil cooperados. E a Unicred Multirregional é uma das maiores centrais de cooperativas do Brasil, com 12 singulares e mais de 87 pontos de atendimento. Ela está em espalhados pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás e São Paulo. Em 2017, as cooperativas filiadas à Unicred Central Multirregional, obtiveram resultados expressivos em relação a 2016, com um crescimento de 9,6% em cooperados, ultrapassando a marca de 40 mil em sua área de atuação. Este ano, a instituição reforçou seu posicionamento premium e inaugurou 12 novas agências”.

Pensando na importância da educação financeira desde a infância, a Unicred abraçou o projeto Cooperaeduca, idealizado pela Confebras (Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito), para disseminar os princípios cooperativistas e estimular o uso consciente do dinheiro entre os pequenos.

Unicred Cooperaeduca – Foto: divulgação

Um detalhe bem legal é que, apesar do projeto ser para os filhos dos colaboradores, para o próximo ano, a ação será levada para escolas e outros espaços. Mas, caso alguém precise de mais informações, ou queira ministrar o projeto em sua empresa, pode fazer contato com a  Confebras, que disponibiliza todo o material pedagógico.

“É importante conversar com as crianças sobre finanças, pois instiga-as a refletir que o dinheiro tem um custo, um esforço para ser conquistado e assim trazendo uma maior consciência do consumo, ou seja, qual a real necessidade de comprar algo ou não. Comportamento este que diminui dívidas futuras desnecessárias. Fora a possibilidade de terem mais independência e autonomia com um aprendizado em finanças”, explica a Unicred.

Por isso, papais e mamães, não deixem de educar seus filhos para o consumo consciente!