Hoje vou falar sobre amamentação! Como se sabe, o leite materno é o melhor alimento do mundo para o bebê. A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida da criança e complementado até os dois anos.

Além disso, a amamentação traz inúmeros benefícios para a mãe e para o filho. Eu amamentei o Matheus até 1 ano e 2 meses. E, para mim, a amamentação foi um momento mágico e especial, do qual tenho muita saudade! Nunca me incomodei de acordar inúmeras vezes para amamentar. Mas sei que nem sempre é fácil, que muitas mães não conseguem amamentar, sentem dores; outras não podem ou simplesmente não querem. E cada uma deve ser respeitada e não passa a ser menos mãe por isso. Mas, para mim, foi uma das melhores experiências que já tive!

A amamentação, além de ser um momento especial, é também fonte de vida! No entanto, só costumamos falar de amamentação a partir do momento em que a mulher está grávida. E se falássemos com nossos filhos sobre o assunto? Será que não teríamos mais pessoas preparadas para a amamentação? Porque não é só a mulher que deve entender sobre o tema, mas o homem também! Afinal, o pai também pode (e deve) ajudar na amamentação.

Terminei de ler um livro lindo, da Editora Paulinas, que fala sobre amamentação de uma forma lúdica e objetiva para todas as crianças. Escrito por Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes e Moises Chencinski, “É mamífero que fala, né?” é de uma delicadeza que encanta a todos! As ilustrações, feitas por Helena Cortez, dão um toque especial!

O livro conta a história de um garoto, Lucca, que ganhou uma irmãzinha e passa a ver sua mãe amamentando. Ele está tão feliz com a chegada de Marcela, que pede a avó para fazer um bolo delicioso para ele e sua irmã comerem. Enquanto separavam os ingredientes, a vovó pega um livro na estante e começa a contar uma longa história para o neto. É a história dos mamíferos!

Seu objetivo é ensinar a Lucca que todos os mamíferos se alimentam do leite de suas mães, assim como a sua irmãzinha. A partir daí, Lucca começa a pensar quais são os bichos que ele conhece que amamentam e o que eles passam a comer depois.

Durante a história, Lucca percebe a importância do leite materno para os bebês e o respeito que deve ter pela mãe nesse momento. É uma forma de ensinar as crianças sobre amamentação de uma forma simples e especial!

Ah, e para quem ficou curioso sobre o bolo que Lucca e sua avó estavam fazendo, tem uma receita muito gostosa e saudável no final do livro! Vale a pena ler e experimentar!

OS AUTORES:

Vanessa de Abreu Barbosa Fernandes – é mãe do Lucca e da Marcela. Nutricionista clínica em Ambulatório de Especialidades pela Prefeitura de São Paulo e consultora em aleitamento materno. Autora do livro Lancheira gostosa e nutritiva! Receitas saudáveis para o lanchinho escolar (clique aqui para ler a matéria feita pelo Canal Infantil), publicado pela Editora Paulinas.

Moises Chencinski – é pediatra e homeopata. Criador e incentivador do movimento #Euapoioleitematerno, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), membro do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da SPSP. Editor do blog Pediatra Orienta da SPSP e autor dos livros: Homeopatia: mais simples que parece e Gerar e nascer: um canto de amor e aconchego.

A ILUSTRADORA:

Helena Cortez – é artista plástica e ilustradora. E mamífero também. Mamou só até os três meses de idade, mas tem certeza que queria muito mais. Ilustrou o livro colocando nas pinceladas o desejo de ver cada vez mais mamães e bebês conectados pelo leite materno. Hoje tem dois filhos e se lembra bem que fechava os olhos de amor ao amamentá-los.

Deixo aqui também dois links, de entrevistas que fiz, para as mamães que estão amamentando ou vão amamentar:

CUIDADOS COM OS SEIOS NA GESTAÇÃO

DÚVIDAS SOBRE AMAMENTAÇÃO

*Em Belo Horizonte, você encontra este livro na Livraria Paulinas – Avenida Afonso Pena,  2.142, Funcionários)

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial