Escovar os dentes e manter a saúde bucal dos pequenos em dia não é nada fácil, uma árdua missão para o dia a dia, mas não é impossível. Para começarmos, é importante analisar a idade do seu filho, a partir disso criar um cenário diante da situação.

Sabe aquela velha história, “criança aprende brincando”? Então, aí está o segredo.

Coloque músicas pertinentes ao assunto como estímulo, pule, faça danças, realize a contagem de quantos dentinhos já foram escovados e quantos faltam, compre brinquedos que possam mostrar uma escovação fictícia, se torne uma verdadeira criança para seu filho. 

Construa metas em cima da escovação, coloque uma imagem, adesivo ou, até mesmo, anote de forma ilustrativa e atrativa todos os dias que a criança realizar a tarefa de escovar os dentes, quando ela atingir essa meta de um mês por exemplo, higienizando os dentes todos os dias, ela ganhará uma recompensa.

Pais são grandes reflexos 

Seja exemplo, os filhos são os maiores seguidores dos pais.

Quando for realizar a escovação (seja depois de acordar ou após o almoço), leve a criança até o banheiro e conte a ela dos riscos que os dentinhos estão sujeitos a correr quando não são escovados.

Faça uma proposta para seu filho, deixe ele escovar sozinho e depois peça para que ele deixe você escovar logo após dele, isso vai fazê-lo se sentir independente e importante. Mostre para seu pequeno e oriente ter bons hábitos saudáveis.

Uma má higiene bucal, pode acarretar muitos problemas futuros, até mesmo a necessidade de um implante dental

A importância da tecnologia

Use a tecnologia ao seu favor. Procure alguma imagem por meio de pesquisas e mostre para ela um dente saudável e não saudável, sendo um estímulo para ela absorver consequências causadas pela falta de escovação.

Aproveite e faça o uso de jogos interativos, que influenciam a criança positivamente a cuidar dos dentes.

Explique a ela que os dentes devem ser saudáveis para que se eventualmente precisar usar aparelho eles estejam fortes, também para aguentar uma limpeza ou até mesmo utilizar lente nos dentes.

Não coloque medo e nem apavore, faça com que o terror de todos os dias vire uma brincadeira.

Lembre-se de comprar o creme dental apropriado para a idade e recomendado pelo profissional de odontologia.

Importância da escovação infantil

A higiene bucal sempre em dia faz com que os dentes das crianças fiquem saudáveis e fortes.

Desde o surgimento do primeiro dentinho, é importante criar o hábito de escovar os dentes principalmente após cada refeição, para que todos aqueles resíduos alimentícios sejam descartados.

A falta da escovação pode gerar algumas consequências, dentre elas, a mineração do dente começa a ausentar-se o que sucede ao aparecimento das cáries e gengivites.

Sem a higiene bucal, os dentes ficam amarelados e, nos dentes infantis, não é possível realizar um clareamento dental, pois seria classificado de forma precoce.

Isso acontece porque os dentes ainda estão em fase de amadurecimento, sendo assim, devemos evitar a falta de escovação para impedir que as dentições sejam afetadas permanentemente.

Como escovar os dentes?

Os dentes sempre devem ser escovados de forma correta, é necessário pelo menos de dois minutos, para a limpeza dos dentes.

Coloque a pasta de dente com pouca quantidade, ensine a criança que não precisa de muito.

Comece limpando os dentes do fundo primeiro, com a escova inclinada aproximadamente 45° graus, faça movimentos suaves e curtos, com a realização de círculos, limpe as partes de trás e não podemos esquecer das bochechas e da língua.

Faça a utilização do fio dental. 

Higiene com o uso de aparelho

Para crianças maiores, às vezes possuem a necessidade do uso de aparelho móvel transparente, geralmente são utilizados para mover a arcada dentária poupando em alguns casos do uso de aparelho filho ao mais tardar.

Mas, e agora? O que fazer? Nesse caso a higienização bucal infantil deve ser dobrada, porquanto com o uso do aparelho, acaba restando alguns resíduos de muita quantidade entre os dentes e na parte superior da boca.

Essa recomendação serve da mesma forma para aquelas crianças que utilizam alinhadores invisíveis (servem para a correção de alguns espaçamentos nos dentes).

Use um enxaguante bucal para tirar o acúmulo excessivo de bactérias não pertencentes ao benefício. 

Escovação para bebês

O momento ideal para começar a escovar os dentes do bebê é quando nasce o primeiro dente. Ele deve ser bem tratado e cuidado para que os dentes permanentes cheguem com uma boa estrutura.

Como fazer isso?

  • Faça movimentos circulares, de forma carinhosa para não o machucar; 
  • Utilize uma escova macia;
  • Coloque pouca pasta de dente, o bebê não sabe cuspir;
  • Se tiver dois dentes ou mais, não esqueça do fio dental.

Nunca é cedo demais para o incentivo da higiene. Assim o bebê irá crescer e aprender a importância da higienização bucal.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial