Os dentes de leite são extremamente importantes para os bebês principalmente porque eles marcam o início do período de introdução alimentar, o que significa que a partir deste momento, as comidas mais sólidas podem começar a ser introduzidas na dieta da criança. 

Essa introdução periódica não é uma substituição do leite materno, mas funciona como uma forma de complemento à amamentação. Assim, a criança passa a ter um pouco mais de contato com sabores, consistências e texturas diferentes. 

Por isso que esse estágio, que deve durar até os dois ou três anos de idade, é tão importante. Afinal, é por meio desta primeira experiência alimentar que os bebês criaram sua memória nutricional e construíram uma relação mais satisfatória com a comida. 

Mas, em conjunto com a incorporação de novas refeições, os pais e responsáveis devem começar a se atentar com a saúde bucal das crianças e com os cuidados adequados com a higienização.  

Como higienizar corretamente os dentes do bebê 

A quantidade de cuidados necessários para a manutenção da saúde geral de um bebê pode ser enorme, deixando os pais de primeira viagem até atordoados com tantas tarefas. E no meio das inúmeras responsabilidades, a saúde bucal pode acabar passando batido. 

No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, a primeira dentição das crianças é extremamente importante para o bem-estar, para qualidade de vida e até para a garantia de uma boa saúde bucal no futuro.  

Por isso, é muito importante estar atento com a higienização de toda a cavidade oral das crianças. Para esse fim, certifique-se de seguir as seguintes dicas: 

1. Escolha os acessórios ideais 

Com o nascimento dos primeiros dentinhos é fundamental que comece, também, o cuidado com a escovação bucal dessas estruturas. Isso deve ser feito com o auxílio de uma escova de dentes extra macia e com um tamanho adequado para a boca do bebê. 

Além disso, é possível optar pelo uso da dedeira de silicone para facilitar a limpeza das gengivas, da língua e das bochechas. Todos esses materiais costumam vir com uma classificação indicativa etária na embalagem, por isso é preciso ficar atento. 

2. Atente-se a técnica correta de escovar os dentes 

A cavidade bucal das crianças, bem como toda a primeira dentição, por ser extremamente delicada, exige que sejam aplicadas as técnicas adequadas para que não aconteça nenhum tipo de danos a essas estruturas. 

Assim, é importante se certificar que esse cuidado seja sempre realizado por um adulto responsável e que essa pessoa faça: 

  • Apoio da cabeça do bebê; 
  • Controle da aplicação de força;  
  • Movimentos suaves em todas as faces do dente; 
  • Posicionamento da escova em um ângulo de 45º com a gengiva; 
  • Utilização do fio dental se houver dentes muito juntos. 

Quando a criança for um pouco maior, é também fundamental que os pais se atentem à escovação do aparelho móvel transparente sempre que for reintroduzir o acessório na cavidade oral.  

3. Higienize a boca da criança com a frequência correta 

Tão importante quanto a aplicação da metodologia correta, é respeitar a frequência necessária para que essas limpezas sejam feitas. A indicação inicial é para que os pais façam duas escovações por dia – antes de dormir e após o café da manhã –. 

No entanto, a partir da introdução alimentar é necessário que essa higienização seja feita 30 minutos após as principais refeições ou três vezes ao dia, assim como os adultos. 

Quando a criança utilizar o aparelho invisível, além da escovação, uma vez por semana é possível mergulhá-lo em uma mistura de bicarbonato de sódio e água por trinta minutos e depois enxaguá-lo. Isso potencializará a limpeza e a remoção de bactérias do dispositivo.

 4. Saiba quando começar a usar creme dental e enxaguante bucal 

A escovação dos dentes dos bebês deve ser feita somente com água, sem o uso de cremes dentais – mesmo aqueles desenvolvidos para o uso infantil. 

Isso porque, esses materiais contêm flúor e se forem ingeridos em demasia, a segunda dentição pode nascer com defeitos.  

Deste modo, é recomendado que apenas as crianças com mais de dois anos utilizem esse produto e que sejam sempre instruídas a não engolir a pasta – por mais saborosas que sejam. 

Além disso, o creme dental pode ser utilizado para a limpeza dos alinhadores invisíveis e de demais dispositivos odontológicos. O mesmo serve para os enxaguantes bucais, antes de introduzi-lo à rotina de limpeza é preciso conversar com o dentista responsável. 

5. Não negligencie a escovação da língua 

A língua é o lar de inúmeras espécies de bactérias, vírus e fungos. Por isso, a realização de uma boa higienização local é fundamental. Além de prevenir o mau hálito, esse cuidado pode evitar o aparecimento de aftas, inflamação gengival e doenças, como o sapinho.  

Benefícios a longo prazo dessa atenção extra com a saúde bucal infantil 

O cuidado inadequado com a saúde bucal das crianças é capaz de provocar danos à estrutura permanente, que ainda está por nascer, e exigir o uso do aparelho transparente ou de outros dispositivos ortodônticos, no futuro. 

Isso se dá porque os dentes decíduos, além de serem importantes para garantir a absorção de nutrientes, o aprendizado da fala e o desenvolvimento apropriado da respiração, também marcam os locais onde os próximos dentes deverão ocupar.  

Assim, se a criança tiver cáries sérias e perder um ou mais dentes antes da hora, as próximas estruturas nascem defeituosas, exigindo a correção por meio do aparelho dental transparente.  

Afinal, problemas como o apinhamento dentário, desencaixe oclusal, diastemas severos e DTM, são capazes de interferir no bem-estar e na autoestima dos pacientes, mesmo depois de adultos.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial