Último dia do ano e a minha palavra para descrevê-lo é GRATIDÃO! Só tenho a agradecer a Deus por me dar tantas alegrias, por me dar obstáculos para que eu possa superar e aprender, por me presentear com tantas pessoas especiais pelo caminho…

Amanhã já é 2019… A esperança se renova em cada coração… E, para fechar este ano com chave de ouro, quero contar a história da Marcela Albres, uma pessoa iluminada e muito especial que tive o prazer de conhecer (mesmo que só pela internet). Essa história me emocionou muito e agradeço a Deus por ela ter chegado até mim.

Marcela e Renato, seu esposo, sempre tiveram o sonho de se tornarem pais. Após quase três anos de espera, diante de um quadro de infertilidade do casal, Marcela descobre que está grávida! E tudo aconteceu de forma natural; um verdadeiro milagre de Deus! O casal se viu diante de enorme alegria, expectativa e muito amor! O Felipe estava a caminho!

Mas como não sabemos os desígnios de Deus para nossas vidas, ao realizar um ultrassom de rotina, Marcela e Renato tiveram uma surpresa: a médica só conseguiu ver um lado do coração e recomendou um ecocardiograma fetal. Neste exame, o casal constatou que o filho era portador de uma grave e rara má-formação no coração. Sentimentos de medo e ansiedade tomaram conta dos futuros pais. Mas eles jamais desistiram de lutar pelo Felipe e de acreditar em Deus!

Em meio a tantos médicos, especialistas, espera pelo nascimento e cirurgias que poderiam acontecer, Marcela e Renato iam organizando tudo para a chegada do seu tão sonhado milagre! Arrumaram o quartinho, escolheram o berço, a decoração… Foram à luta pelo filho! E com 38 semanas, no dia 7 de novembro de 2017, chegava ao mundo o pequeno e guerreiro Felipe! Lindo, doce e encantador!

Durante os dias que se seguiram ao parto, Marcela e Renato não deixaram de acreditar um só segundo na recuperação do filho! Fizeram de tudo por ele! Em meio à angústia e ao sofrimento, Marcela buscava Deus em suas orações e o colo de Nossa Senhora. E assim foi por 31 dias seguidos.

Mas como só Deus sabe os dias que passaremos neste mundo, Felipe voltou para o colo Dele no dia 8 de dezembro de 2017.

Para superar a dor, Marcela decidiu escrever! E seus escritos se tornaram o livro “Até sempre, meu filho!”, da Life Editora, lançado no dia 07 de novembro de 2018, data em que Felipe completaria um ano de vida. O livro é lindo e muito emocionante; impossível não ir às lágrimas! Mas o que mais me impressionou durante a leitura é como um momento de tanto sofrimento, tristeza, luto, pode trazer tanto amor e fé! Em momento algum, Marcela desistiu de confiar e acreditar em Deus! E, graças a Ele, Marcela está cada dia mais forte.

“Quando o Felipe faleceu, meu marido e eu decidimos que queríamos, de qualquer forma, celebrar o aniversário dele; o primeiro ano do Felipe nas nossas vidas. Mesmo ele não estando fisicamente, ele continua presente de uma forma muito importante, muito viva nas nossas vidas. Começamos, então, a pensar o que poderíamos fazer. E, nesse tempo, o livro tomou corpo e decidimos fazer o lançamento no dia do aniversário do Felipe. Foi uma noite muito especial! Recebemos o carinho dos amigos, uma verdadeira festa para o Felipe, pois estávamos celebrando a vida dele! Para mim, ter escrito o livro significou fechar um ciclo. Eu senti que o luto tinha acabado. É claro que não é tão simples, fechou a chave e acabou. Tem momentos em que eu sinto mais falta; mas a fase do luto, da angústia, da tristeza profunda, daqueles sintomas físicos que o luto provoca, passou, tinha acabado! Escrever me ajudou a colocar os sentimentos no lugar, a entender o que tinha acontecido, a aceitar a vida e a morte do meu filho. Hoje eu sinto saudade, um desejo de que ele estivesse aqui em vários momentos, mas com aceitação. O livro representa que o Felipe vai ficar para sempre na minha vida; não da forma que eu desejei, que eu imaginei, mas de uma forma diferente, da forma que foi possível. Foi como Deus nos deu e a nós cabe aceitar e agradecer pela passagem do Felipe, que deixou tantas coisas boas. O livro é uma forma de levar essa mensagem para o próximo, não só para quem perdeu um ente querido, mas para todos nós; para que possamos aprender a valorizar a família, o amor, o dom da vida, da saúde, porque quando temos tudo isso, parece que não percebemos o quanto somos privilegiados. O livro é um convite para a reflexão, gratidão, amor, fé e representa a forma como o Felipe transformou a minha vida, a chegada e a partida dele que fizeram isso por mim”, conta Marcela.

Em “Até sempre, meu filho!”, Marcela conta como foi a descoberta da gravidez, os meses de gestação, o nascimento do Felipe e todos os dias que passaram em uma UTI neonatal. Não foi nada fácil! Muito sofrimento, angústia, mas sempre amparados pela fé e pelo amor que o Felipe trazia consigo. O livro aborda, de uma forma linda, sobre a importância da fé e do amor, independente das situações! Em momento algum, Marcela deixou de acreditar nos propósitos de Deus!

Outro ponto muito importante diante de perdas de filhos, seja durante a gestação ou após o nascimento, é o casal contar com o apoio e o carinho das pessoas. “Ter uma rede de apoio é muito importante. Cada mensagem nas redes sociais (Marcela criou o Instagram e Facebook atesempremeufilho), palavras de carinho. É muito mais difícil quando as pessoas evitam falar da criança que partiu, principalmente quando é perda gestacional, porque elas acham que, pelo fato do bebê não ter chegado a nascer, a mãe não tem direito de se sentir triste, é uma vida que nem aconteceu. Nada disso! Essa vida estava ali sendo gerada, o amor já tinha se concretizado. Eu acredito que o mais importante de tudo é falar, colocar para fora os sentimentos seja chorando, escrevendo, conversando, mas o luto tem que sair de alguma forma, se não a gente vai adoecendo fisicamente, psicologicamente, espiritualmente. Sem essa rede de apoio, a pessoa não consegue elaborar a dor a ponto de fazê-la diminuir. Sejam psicólogos, amigos, grupos de enlutados, religiosos, na própria família, de alguma forma essa mãe, esse pai têm que buscar ajuda. Em algum lugar, eles vão encontrar apoio para que possam compartilhar essa dor e a alegria de ter gerado uma vida pelo tempo que foi possível”, ensina Marcela.

O Felipe é uma criança que veio para mostrar a importância do amor, da fé… Seus ensinamentos ficarão para sempre com todos os que o conheceram pessoalmente ou por meio da Marcela e do seu livro. “A principal mensagem que o Felipe deixou para mim foi que o amor é maior que tudo; que nenhuma dor é para sempre e que a gente consegue constantemente se transformar. Ele me ensinou a ser grata pelo simples fato de estar viva; e isso mudou minha vida para sempre”, emociona-se Marcela.

Em seu livro, Marcela consegue mostrar que existe sim vida após a o luto! É um livro que deve ser lido por todas as pessoas! Em algum momento da vida, passamos pelo luto e precisamos aprender a viver com ele. Se você é mãe, pai e já perdeu um filho, não deixe de conhecer “Até sempre, meu filho!”; é uma história emocionante de amor e superação! Marcela ainda dá várias dicas de como abordar pais que perderam seus filhos, o que não se deve falar, como passar pelo luto e ainda continuar vivendo.

“A mensagem que eu quero deixar para as famílias que estão sofrendo, principalmente nessas épocas de festas, em que todos parecem estar felizes, menos você que perdeu alguém; em que parece que fica evidente que sempre vai estar faltando um lugar na mesa; eu faço um convite: confie que essa dor vai passar. Chore, coloque para fora, mas não deixe que essa dor te consuma, não deixe que a morte do seu filho, da sua filha leve mais nada de você: não leve a sua saúde, o seu casamento, a sua felicidade, a sua gratidão, a sua fé. A gente tem que fazer com que a dor se coloque em seu próprio lugar, e só nós podemos fazer isso, só a gente pode escolher ser feliz novamente. Isso é uma construção que leva tempo. Precisamos ter paciência, mas temos que ser persistente e nos apegar a Deus, a fé, porque sem Deus a gente não consegue. Só Ele para nos fazer lembrar de que nossos filhos estão vivos e de que a morte é algo passageiro, uma separação transitória e que a nossa vida aqui tem um propósito maior. Mesmo que hoje a gente não entenda, temos que confiar que Deus sabe e que vai ficar tudo bem”, conclui Marcela.

E como todo final de ano traz esperança e fé, Marcela e Renato receberam mais um milagre este ano: o Matheus está a caminho! Sim! O casal descobriu a gravidez pouco antes do Natal! Seja muito bem-vindo, Matheus! Tenho certeza que o Felipe está muito feliz com o irmãozinho que vai chegar! Desejo, de coração, que Deus cuide dessa linda família!

Não deixe de ler “Até sempre, meu filho!”, tenho certeza que você vai mudar a forma de enxergar o mundo!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial