Pandemia e estudos! Como tem sido os estudos aí na sua casa? Seu filho consegue acompanhar as aulas on-line? Você conseguiu criar uma rotina de estudos? Este período de pandemia que estamos vivendo não tem sido fácil para ninguém! São inúmeras atividades com as crianças, além dos cuidados com a casa, trabalho…

Porém, as aulas on-line e os estudos não param! Então, é preciso manter a calma, organizar a rotina e fazer este período difícil ficar mais alegre e divertido!

Conversei com a Gabriela Loiola para saber como aprender mesmo durante a pandemia. A Gabriela é formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, é facilitadora licenciada pelo Programa Educação Emocional Positiva e Educadora Parental em Disciplina Positiva pela Posotive Discipline Association (PDA). É idealizadora do Programa de Planejamento Estratégico para Estudos. Atua na área clínica atendendo crianças, adolescentes e realizando treinamento de pais.

Confiram a entrevista e vejam como é possível estudar na pandemia de forma alegre e saudável!

CANAL INFANTIL – A pandemia pegou todo mundo de surpresa. Foi algo inesperado. Não temos mais as aulas presenciais e agora é tudo on-line; não podemos encontrar os amigos, ir para a escola, brincar no parquinho… Como explicar isso para as crianças?

GABRIELA LOIOLA – A pandemia instaurou uma nova configuração social e trouxe mudanças na rotina familiar. Explique essas mudanças para a criança de forma clara e real, utilizando palavras adaptadas à idade dela, e certifique-se de que ela compreendeu corretamente a mensagem. Limite a sua exposição a notícias; é preferível receberem informação do adulto de referência.

Explique a mesma coisa várias vezes e dê-lhes oportunidade para expressarem os seus sentimentos e receios. Ao expressarem, valide esses sentimentos. É comum as crianças apresentarem sentimentos de ansiedade, medo, frustração e aborrecimento. Encoraje e direcione a uma atividade positiva, como por exemplo, terem mais tempo para brincar e poderem passar mais momentos juntos.

Transmita esperança e segurança, explique que não vamos ficar em casa para sempre, são só alguns dias. E, de vez em quando, podemos dar um passeio na rua, em sítios com poucas pessoas e ao ar livre, jogar bola ou fazer uma corrida, sempre mantendo os cuidados necessários.

CANAL INFANTIL – É importante criar uma rotina de estudos para as crianças durante a pandemia? Como criar uma rotina agradável e saudável para as crianças, dividindo estudos, lazer?

GABRIELA LOIOLA – Sim, é extremamente importante. A rotina pode ser parecida com a que elas tinham, porém mais flexível. É importante conter momentos de descanso, alimentação, estudos, exercícios físicos e lazer.

A rotina proporciona a noção de tempo, organização e segurança, e pode contribuir na regulação emocional das crianças. Para criar uma rotina saudável é primordial a organização dos horários, se possível não mudar o horário do sono e da alimentação, pois esses fatores nos ajudam a manter o organismo saudável.

Para que os horários de estudos das crianças sejam mais produtivos, crie um ambiente propício, tranquilo, prazeroso e com menos barulho possível.

Um recurso que contribui para as crianças engajarem na rotina é o recurso visual (figuras, desenhos ou fotos delas mesmas realizando a atividade).

Vale ressaltar que não existe uma rotina correta ou ideal, existe a rotina que funciona ou não funciona a cada indivíduo, e deve ser compatível com a vida de cada família. A rotina auxiliará não só a criança, mas toda a família a passar por este momento da melhor forma possível.

CANAL INFANTIL – Sabemos que muitos pais continuam trabalhando ou não têm paciência de ensinar os filhos nas tarefas escolares. É importante a participação mais efetiva dos pais nesse período de aulas em casa?

GABRIELA LOIOLA – Sim, é muito importante. As crianças podem ter mais dificuldade em se adaptarem às aulas remotas e terem motivação para estudar, portanto, o acolhimento e incentivo dos pais nesse cenário é primordial para um melhor engajamento.

Os pais não devem se tornar professores dos filhos, mas têm, neste momento, uma grande oportunidade de desenvolver com eles habilidades como paciência, concentração e aprender a lidar com frustrações, que são importantes para a vida e também ao retorno das atividades normais da escola.

CANAL INFANTIL – Além do aprendizado pedagógico, durante a pandemia, o que mais os pais podem ensinar aos filhos?

GABRIELA LOIOLA – Esse contexto que estamos vivendo oportuniza uma maior aproximação e momentos do cotidiano entre pais e filhos, e isso favorece novas experiências para as crianças. Os pais podem promover atividades que estimulam a coordenação motora fina, concentração, criatividade, através de brincadeiras desestruturadas (desenhos, pinturas, circuitos, corridas, etc.) e atividades que motive a colaboração e autonomia, como realizar uma receita juntos, plantar, e por ai vai. Essas experiências são riquíssimas de aprendizado e conexão entre pais e filhos. Também vale criarem juntos outras atividades de interesse de ambos. O mais importante é ser divertido para todos!

CANAL INFANTIL – No geral, o que as famílias podem aprender com a pandemia?

GABRIELA LOIOLA – A pandemia surgiu de forma inesperada, trazendo muitas incertezas em relação ao futuro. Alguns planos precisaram ser adiados e mudanças foram necessárias.  Não foi fácil adaptarmos a esse novo cenário. Contudo, fica mais evidente a importância de vivermos o momento presente de forma mais consciente, para aproveitarmos com qualidade as experiências com familiares, de forma a fortalecerem os laços e criarem maiores conexões.

CANAL INFANTIL – Qual a importância dos pais estarem presentes na vida dos filhos, principalmente neste momento de pandemia?

GABRIELA LOIOLA – Esse momento é oportuno para desenvolver competências emocionais e sociais das crianças, que elas poderão usar para a vida. Além de fortalecer as relações entre pais e filhos com a maior convivência familiar.

CANAL INFANTIL – Deixe uma mensagem para os pais.

GABRIELA LOIOLA – Mães/pais/responsáveis, não se cobrem tanto. Estamos vivendo um período difícil, e todas as circunstancias envolvidas influenciam em um estado de desregulação emocional. Estamos todos mais estressados, ansiosos e inseguros, inclusive as crianças. Elas te exigirão uma demanda emocional, pois são vocês que podem garantir com que elas se sintam seguras, acolhidas, amadas e aceitas. Entender que em algum momento vocês podem perder a paciência e a calma, é aceitar nossa condição humana. Não se cobrem dar conta de tudo. Cuidem de vocês e, dessa forma, poderão oferecer o melhor de vocês para seus filhos.

Endereço: Av.do Contorno, 9636, sala 1503 – Barro Preto (próximo ao Hospital Felício Rocho)
Belo Horizonte – MG
Contatos: (31) 2526-3473 ou (31) 984929842

 

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial