Hoje, Dia de Finados, é impossível não nos lembrarmos daqueles que passaram por nossas vidas e já partiram deste mundo. Mas como falar sobre a morte com as crianças? É possível tornar esse momento triste um pouco mais tranquilo? E como fica a saudade do ente querido? É possível conversar com alguém que já foi embora?

Para falar sobre esse assunto, acaba de ser lançado o livro “agora pode chover”, da Editora Melhoramentos. Um livro lindo, leve e cheio de poesia! Escrito por Celso Sisto e ilustrado por Anna Cunha, “agora pode chover” conta a história de amor entre Tatiana e seu avô Orlando. Antes de partir, Orlando deixou combinado: “Quando você sentir a minha falta, olhe para o céu. Com certeza, eu estarei voando perto de você”. E assim Tatiana fez!

No dia de seu aniversário, a garota recebe uma visita muito especial: uma pequena libélula. Tatiana se encanta e tem a certeza da presença do avô. Muitos não entendem e acham que a libélula é apenas mais um bicho. Mas Tatiana não… Ela sabe que seu avô está ali ao seu lado!

E mesmo com o aperto da saudade, Tatiana não se sente triste; ela sabe que pode conversar com o avô a qualquer hora do dia ou da noite. O autor consegue, de forma bem delicada, mostrar que uma história de afeto e amor pode sim transcender a vida! Por isso, pode até chover, mas sempre haverá um sol a brilhar!

Com belas ilustrações e uma escrita poética, “agora pode chover” deixa uma mensagem de amor e saudade.

O autor, Celso Sisto, é escritor, ilustrador, artista visual, contador de histórias, ator, arte-educador, crítico de literatura infantil e juvenil, especialista em literatura infantil e juvenil, Mestre em Literatura Brasileira, Doutor em Teoria da Literatura, Pós-Doutor em Educação e responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo País. Com mais de 80 livros publicados para crianças e jovens, Celso já recebeu vários prêmios, entre eles: prêmio de autor revelação (FNLIJ, 1994), ilustrador revelação (FNLIJ, 1999), Açorianos (Secretaria de Cultura de Porto Alegre, 2011). Além disso, possui vários títulos selecionados para o Catálogo de Bolonha com os selos “Altamente Recomendável” e “Seleção Cátedra 10”.

Anna Cunha, responsável por toda ilustração do livro, é graduada em Artes Plásticas e pós-graduada em Ilustração. Já ilustrou mais de 20 livros, para editoras brasileiras e estrangeiras, e teve títulos selecionados para o Catálogo de Bolonha e premiados pela FNLIJ. Foi finalista do Prêmio Jabuti, categoria Ilustração e recebeu menção honrosa no Prêmio João-de-Barro, categoria Livro Ilustrado.

Não deixem de conhecer esse livro! Um olhar de amor sobre a morte!

Contato: carolina.canalinfantil@gmail.com

Instagram: @canalinfantil

Facebook: @canalinfantiloficial